Suas informações estão protegidas.
Garantia de anonimato.
Comprometida com a transparência e integridade, a YOD Ouvidoria oferece um canal externo seguro e independente para que todas as contribuições sejam tratadas com seriedade e total confidencialidade.
Um canal de ouvidoria externa é fundamental para promover segurança e transparência. É um espaço sigiloso, independente e imparcial, onde todos os
Stakeholders* podem relatar preocupações, sugerir melhorias, denunciar irregularidades ou buscar ajuda em situações sensíveis, com a garantia de que suas informações serão tratadas com sigilo.
*Stakeholders: termo em inglês para designar pessoas, grupos ou entidades que têm interesse ou são afetados pelas atividades e decisões da nossa empresa, tais como clientes, fornecedores, comunidade no entorno etc.
O Canal de Ouvidoria Externa também cumpre um papel crucial no cumprimento da Lei nº 13.709 /2018 – Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), reforçando o compromisso da empresa com práticas transparentes e conformidades legais. Ao escolher esse serviço, a empresa não apenas cumpre a legislação, como também mitiga riscos operacionais e jurídicos, promovendo uma governança sólida e responsável.
Proteção completa para as informações compartilhadas, garantindo privacidade absoluta aos usuários.
Mecanismos efetivos para proteger quem utiliza o canal contra qualquer forma de retaliação.
Fortalecimento de uma cultura ética e responsável, onde todas as comunicações são tratadas de forma segura e anônima.
Além das denúncias, o canal atende elogios, sugestões e solicitações, fomentando um ambiente de diálogo aberto e construtivo.
Contribui para a conformidade com as normas e promove a transparência organizacional.
Ao utilizar este canal, você contribui para eliminar corrupção, fraudes, irregularidades e relacionamentos tóxicos entre os Stakeholders*, garantindo conformidade legal, ética e bem comum.
Lembre-se: Suas denúncias podem ser feitas anonimamente, preservando sua privacidade e segurança.
Com certeza! As ouvidorias devem atuar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a proteção dos dados pessoais dos usuários e a privacidade das informações fornecidas. O objetivo é criar um ambiente seguro e confiável para todos, comprometido com a segurança das informações e a transparência no tratamento de dados pessoais
Não, são bem diferentes. A ouvidoria é um canal de comunicação de segunda instância, ou seja, deve ser acionada quando o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) não resolve a questão de forma satisfatória. A ouvidoria tem a função de receber, examinar e encaminhar reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações de providência, pedidos de informação e elogios. O SAC, por sua vez, é o primeiro contato para atendimento ao cliente, responsável por resolver problemas, prestar informações e solucionar dúvidas relacionadas aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
O processo começa com o recebimento da manifestação, seguindo-se pelo registro, classificação de acordo com a área competente, encaminhamento para providências ou orientação e, por fim, a resposta ao manifestante se dará em até 30 dias, salvo justo impedimento ou força maior, desde que tenha se identificado. Caso tenha sido uma manifestação anônima, poderá ser consultada por meio do número de protocolo.
Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, domiciliada ou não no país, pode formular reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações de providência, pedido de informação e elogios.
Não necessariamente, pois a manifestação pode ser anônima. Entretanto, a manifestação anônima que não tiver elementos suficientes para iniciar uma investigação será arquivada, porque não possibilita entrarmos em contato para pedir um complemento da informação. O relato precisa ser razoável e com indícios de veracidade, com descrição correta dos fatos, dos envolvidos e apresentação ou indicação de provas das alegações. Não há riscos na identificação, pois estamos comprometidos com a proteção de seus dados e a privacidade dos usuários, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Nosso propósito é criar um ambiente seguro e confiável para todos. Vale ressaltar que denúncias falsas são crime, conforme o artigo 339 do Código Penal Brasileiro, e podem levar a consequências legais para o denunciante.
Não, pois serão encaminhadas para a adoção de medidas somente as manifestações razoáveis, que sejam acompanhadas de provas ou com indicação delas.
Descreva os fatos de forma clara, objetiva e simples. Quando sua manifestação for sobre investigação ou apuração, relate por completo o ocorrido. Indique nomes ou estabelecimentos envolvidos, datas, locais e junte ou indique documentos que comprovem os fatos, testemunhas ou pessoas que consigam fornecer esclarecimentos, bem como todo material que nos ajude a resolver seu pedido. Como provas, podem ser anexados vídeos, imagens, documentos, registros, comprovantes de pagamentos, depósitos, contratos comerciais etc. No caso de a prova ser extraída de algum site na internet, é necessário fazer um print da tela, para que a prova seja preservada se houver alteração ou exclusão.
Não, pois as atribuições da Ouvidoria são as de receber, examinar e encaminhar reclamações, denúncias, críticas, apreciações, comentários, elogios, pedido de informação e sugestões de qualquer interessado sobre as atividades desenvolvidas pela Yod Consultoria.
Não. A YOD Ouvidoria não atua em processos ou questões que envolvem litígio entre partes. Também não faz o acompanhamento de ações judiciais. Nesses casos, orientamos a fazer contato com o seu advogado ou com a Defensoria Pública.
Se sua denúncia for feita de forma anônima, não será possível gerar um novo número caso ele seja perdido. Por isso, para acompanhar o andamento de registros anônimos (denúncia, elogio etc.), anote e guarde o número de protocolo que será gerado. No caso de manifestações identificadas, conseguimos rastrear o protocolo ao entrar em contato conosco através do telefone, nome completo e e-mail.